História da Marca Volkswagen

História da Marca Volkswagen


A Volkswagen é uma empresa alemã que pertence ao Grupo Volkswagen. É a maior fabricante de automóveis do mundo e tem a sua sede na cidade de Wolfsburg, na Baixa Saxônia.

O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é, também, proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche, Škoda Auto, MAN, Volkswagen Caminhões, Autocarros e Scania. Em março de 2011, a Volkswagen adquiriu o segmento comercial da Porsche por 3,3 bilhões de euros, adquirindo assim, o direito de negociar e operar a marca "Porsche", fazendo com que a Volkswagen fique mais próxima à fusão com a "PHS" (Porsche Holding Salzburg).

Em julho de 2011, a Volkswagen, que já era o maior acionista do Grupo MAN SE, elevou a sua participação para 55,9% das ações, consolidando-se como acionista maioritário. Em abril de 2012, a Volkswagen, por intermédio da Audi, anunciou o compra da fabricante italiana de motos Ducati, aumentando a rivalidade com a BMW também no segmento de motos desportivas.

Nome
Volkswagen (pronuncia-se IPA: [ˈfɔlksˌvaːɡən]) é uma palavra que, em língua alemã, significa "carro do povo". Mas é normalmente referida pela abreviatura VW. Seu slogan comercial atual é Das Auto, expressão em alemão que significa "O Carro"

Volkswagen

História
Origem: Década de 1930, na Alemanha


A origem da empresa remonta à década de 1930, na Alemanha Nazi, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Reino Unido como "Beetle". O termo "Volkswagen" foi usado por volta de 1924 pelo engenheiro alemão-judeu Josef Ganz, que lutava para modernizar a indústria automobilística alemã, publicando suas ideias de introduzir suspensões independentes com semieixos oscilantes, baixo centro de gravidade e chassi com tubo central num automóvel popular que custasse o mesmo que uma motocicleta.


Beetle

Em 1933, Adolf Hitler visitou o Salão Internacional do Automóvel de Berlim e viu, no Volkswagen, uma forma eficiente de propaganda nazista, e passou a defender a ideia de carro do povo como se fosse a sua. Josef Ganz e Edmund Rumpler foram cogitados para dirigir o projeto, mas logo foram descartados por serem judeus. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875–1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.

Adolf Hitler Salão Internacional do Automóvel de Berlim

Cerca de 336 mil pessoas pagaram pelo modelo, e protótipos do carro, chamados em alemão KdF-Wagen (KDF significa Kraft durch Freude, em português, "força através da alegria", um dos lemas do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conhecido Partido Nazista), surgiram a partir de 1936, sendo os primeiros modelos produzidos em Stuttgart. O carro já possuía as curvas de seu formato característico e o motor refrigerado a ar, de quatro cilindros, montado na traseira, similar ao Tatra. Erwin Komenda, chefe de desenho da Porsche de longa data, desenvolveu o corpo do protótipo que seria igual ao dos Carochas posteriores.

Fabrica Beetle VW

A nova fábrica - implantada numa cidade que foi criada em torno da mesma e batizada de KdF-Stadt (atual Wolfsburgo) - só produziu algumas unidades quando a Segunda Guerra Mundial iniciou-se em 1939. Como consequência da guerra, a sua produção foi adaptada para veículos militares, como o jipe Kübelwagen, o modelo anfíbio Schwimmwagen e o Kommandeurwagen.


Kübelwagen

1945 – Um futuro incerto
A empresa deve a sua existência no pós-guerra a um homem, o major britânico Ivan Hirst. Em abril de 1945, a KdF-Stadt e a sua fábrica fortemente bombardeada foram capturados pelos norte-americanos, e passaram às mãos da administração britânica. A primeira ideia foi usá-la para a manutenção de veículos militares pesados. Para Hirst, como ela fora usada para produção militar e fora um "animal político" (menção pessoal) ao invés de um empreendimento comercial, seu equipamento na época fora destinado às reparações de guerra.

Assim, Hirst pintou um dos carros da fábrica de verde e o exibiu em instalações militares britânicas. Dispondo de poucos veículos leves de transporte, em setembro de 1945 o exército britânico foi persuadido a encomendar 20 000 unidades. As primeiras unidades foram para o pessoal das forças de ocupação e para o correio alemão. Por volta de 1946, a fábrica estava a produzir 1 000 carros por mês, uma quantidade notável, uma vez que a fábrica ainda precisava de reparos: o teto e os vidros danificados interrompiam a produção quando chovia, e o aço para fazer automóveis era pago com veículos produzidos.

O carro e a cidade mudaram seus nomes da época da Segunda Guerra Mundial para, respetivamente, Volkswagen e Wolfsburg. Enquanto isto, a produção crescia. Como ainda era incerto o futuro da fábrica, a mesma foi oferecida a representantes de empresas automobilísticas britânicas, americanas e francesas. Todos a rejeitaram. Após visitar a fábrica, Sir William Rootes, da indústria britânica Rootes Group, declarou que "o modelo não atrai o consumidor médio de automóveis, é muito feio e barulhento... Se vocês pensam que vão fazer automóveis neste lugar, vocês são uns grandes tolos, rapazes". Ironicamente, a Volkswagen fabricou nos anos 1980 uma versão do Hillman Avenger, modelo criado pela empresa de Rootes (Hillman), após esta ter sido absorvida pela Chrysler em 1978, e de a Chrysler, por sua vez, ter vendido a sua fábrica na Argentina - que produzia este modelo como "Dodge Polara" - para a Volkswagen.

1948–1974 - Ícone da recuperação alemã
Após 1948, a Volkswagen tornou-se um importante elemento simbólico e económico da recuperação da Alemanha Ocidental. Heinrich Nordhoff (1899–1968), ex-gerente da área de caminhões da Opel, foi chamado para dirigir a fábrica naquele ano. Em 1949, Hirst deixou a empresa, agora reorganizada como um monopólio controlado pelo governo alemão ocidental. Além da introdução do veículo comercial "VW tipo 2" (conhecido como Kombi) em suas versões de passageiros, furgão e camioneta, e do desportivo Karmann Ghia, Nordhoff seguiu a política de modelo único até pouco antes de sua morte em 1968.

VW tipo 2

A produção do "tipo 1", nome oficial do "Carocha", cresceu enormemente ao longo dos anos no mundo todo, tendo atingido 1 milhão de veículos em 1954.

Durante a década de 1960 e o início dos anos 1970, apesar de o carro estar a ficar ultrapassado em alguns aspetos, suas exportações para os Estados Unidos, a sua publicidade inovadora e a sua reputação de veículo confiável ajudaram seus números de produção total superarem os do recordista anterior, o Ford Modelo "T". Por volta de 1973, a sua produção mundial já superava 16 milhões de unidades.


Beetle "tipo 1" - 16 milhões de unidades

A Volkswagen expandiu a sua linha de produtos em 1967 com a introdução de vários modelos "tipo 3", os quais eram essencialmente variações de desenho de carroçarias (hatch, três volumes) baseados na plataforma mecânica do "tipo 1".


VW Tipo 3


Novamente o fez em 1969 com a linha relativamente impopular chamada "tipo 4", que diferia bastante dos anteriores pela adoção de carroçaria monobloco, transmissão automática e injeção de combustível.

VW Tipo 4

1974 – Do "Käfer" para o Golf
A Volkswagen (VW) enfrentou sérios problemas em fins dos anos 1960, com o insucesso dos "tipo 3" e "tipo 4" e também com o K70, baseado em modelo da montadora NSU. A empresa sabia que a produção do "Käfer" (Carocha) iria terminar algum dia, porém o enigma sobre como substituí-lo se convertera num pesadelo. A chave para o problema veio da aquisição da Audi/Auto-Union, em 1964. A Audi possuía os conhecimentos tecnológicos sobre tração dianteira e motores refrigerados a água dos quais a Volks tanto necessitava para produzir um sucessor de seu "tipo 1". A influência da Audi abriu caminho para uma nova geração de Volkswagens: Polo, Golf e Passat.

Golf

A produção do Käfer na fábrica de Wolfsburg cessou em 1974, sendo substituído pelo Golf. Era um veículo totalmente diferente de seu predecessor, tanto na mecânica quanto no desenho, com suas linhas retas desenhadas pelo projetista italiano Giorgetto Giugiaro. Seu desenho seguiu tendências estabelecidas pelos pequenos modelos familiares, tais como o Mini Cooper, de 1959 e o Renault 5, de 1972 — o Golf tinha um motor refrigerado a água montado transversalmente, desenho hatchback e tração dianteira, uma configuração que tem dominado o mercado desde então. A produção do Käfer (Carocha) continuou em fábricas alemãs menores até 1978, porém o grosso da produção foi deslocado para o Brasil e o México.

Polo

Dos anos 1970 aos dias atuais
Desde a introdução do Golf, a Volkswagen tem oferecido uma gama de modelos semelhantes aos de outros fabricantes europeus. O Polo, menor em tamanho que o Golf e introduzido na mesma época, os desportivos Scirocco e Corrado, e o Passat, de maior tamanho, foram os mais importantes e significativos. Em 1998, a Volks lançou o chamado New Beetle, um carro com plataforma baseada no Golf e desenho que lembrava o "Beetle"/"Käfer". Em 2002, a empresa alemã - cujo nome traduzido ao português significa "carro do povo" - lançou dois automóveis para o segmento de alto luxo: a limusine Phaeton (como se chamam os sedãs na Alemanha, seu maior mercado) e o SUV Volkswagen Touareg.

Touareg

New Beetle 1998
Passat
Golf

Em 30 de julho de 2003, o último Carocha foi produzido no México,
selando para o modelo, um total de 21 529 464 unidades
produzidas em todo o mundo.

Último Carocha

Hoje, a Volkswagen é parte do Volkswagen AG (Volkswagen Aktiengesellschaft), que inclui as marcas:

Audi - antiga Auto Union/DKW - comprada da Daimler-Benz em 1964–1966.
NSU Motorenwerke AG - comprada em 1969 pela divisão Audi. A marca não é mais usada desde 1977.
SEAT - marca espanhola adquirida em 1987.
Škoda - adquirida em 1991.
Bentley - adquirida em 1998 da empresa inglesa Vickers, junto com a marca Rolls-Royce.
Bugatti - adquirida em 1998.
Lamborghini - adquirida em 1998 pela divisão Audi.
MAN SE - Tornou-se sócia majoritária em 2008 com 55,9% das ações
Scania AG - adquirida em 2008.
Italdesign Giugiaro S.p.A - adquirida em 2010.
Ducati Motor Holding - adquirida em 2012 pela divisão Audi

Grupo Volkswagen AG

Fonte: Wikipédia